terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COMO DEVEMOS FORMAR OS NOSSOS CASAIS

Ao iniciarmos uma criação de canários de cor, as primeiras regras de acaslamentos que aprendemos são: CANÁRIO INTENSO X CANÁRIO NEVADO
CANÁRIOS MOSAICO X CANÁRIO MOSAICO
Porém, ao formarmos os casais, obedecendo tão somente as regras acima, não necessariamente estamos a acertar.
Temos que analisar cada canário por outras características, entre elas o tamanho das penas.
Normalmente um canário de cor INTENSO, possui penas curtas ou médias, quase nunca longas, e se as tiver, tenderá a ser um canário mau, pois estas tendem a nevar ou terem "schimel".
Já um canário de cor, NEVADO, possui penas médias ou longas, caso seja de penas curtas perde boa parte de suas características.
Os melhores canários que tenho visto, quanto ao TAMANHO e FORMA, são os canários de PENAS MÉDIAS.
Quando a COR, os canários INTENSOS de penas curtas apresentam maior concentração de cor e marcação, porém perdem em tamanho e forma, isto não ocorrendo nos canários nevados, que quando de penas médias, apresentam melhor marcação.
Ideal seria um canário INTENSO de PENAS MÉDIAS com a concentração de cor de um canário de pena curta.
Isto leva-me a crer que devemos procurar criar canários de PENAS MÉDIAS, tanto para INTENSOS como para NEVADOS.
Vulgarmente ouço e inclusive já fiz estas duas junções: "COMPREI UM CASAL PERFEITO (tamanho, cor, forma) E SÓ CRIEI CANÁRIOS MÉDIOS OU RUINS" ou "CANÁRIOS CAMPEÃO DIFICILMENTE GERA FILHOS CAMPEÕES".
Vou tentar explicar porque isto geralmente é uma verdade:
Como se trata de canários perfeitos, estes geralmente são de PENAS MÉDIAS, e ao cruzarmos dois canários de PENAS MÉDIAS, teremos a tendência de aumentarmos o tamanho e volume de suas penas e, por conseguinte, perdermos marcação, mesmo nos nevados.
Voltando a regra básica de cruzamento: INTENSO X NEVADO, estamos na realidade querendo dizer: PENA CURTA X PENA LONGA, pois deste cruzamento surgem em maior quantidade os tão desejados canários PENAS MÉDIAS.
Hoje os criadores procuram criar canários para concurso e canários para reprodutores, visando os canários PENAS MÉDIAS para concurso e os PENAS CURTAS e LONGAS para reprodutores.
Por este enfoque chegamos a conclusão que nem sempre o canário perfeito aos nossos olhos, são os melhores para o nosso plantel.
Com os MOSAICOS, incorremos em erro com maior facilidade, pois como não existe classificação de cor em INTENSOS e NEVADOS, passa-nos desapercebido tal fato.
Devemos nos MOSAICOS seguir a mesma regra (penas curtas x penas longas) que utilizamos para os intenso e nevados.
Vários outros aspectos devem ser analisados ao formarmos nossos casais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário