quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SEMENTES COZIDAS

As sementes cozidas são uma forma mais eficiente e rápida de se ter sementes sempre disponíveis para dar aos nossos pássaros.
São por norma sementes de germinar, só que são cozidas.
As sementes cozidas são mais moles, não correm tantos riscos de apanhar fungos e outras coisas inerentes a germinação ao ar livre e as aves adoram, já sem falar nas que têm filhotes para alimentar.
Muitas vezes as fêmeas ficam a espera que o criador coloque as sementes para poderem alimentar as jovens crias, saltitam de um poleiro para o outro como quem diz “ estou a espera”.

Modo de preparação:
Coloca-se uma panela relativamente pequena ou mesmo uma cafeteira ao lume com água. Quando esta estiver a começar a ferver introduzimos as sementes lá dentro.
Agora e só esperar que coza uns 8 a 10 minutos.
Retira-se do fogo e deixa-se arrefecer, escorre – se bem as sementes e colocam-se num recipiente de plástico, na parte do fundo do frigorifico perto das saladas (aberto se for possível). Assim sempre que vamos dar comida aos nossos pássaros não temos que estar sempre a cozer as sementes. Retiramos só o que calculamos que vamos gastar.
Este método é muito mais cómodo e rápido que as sementes germinadas.

Como preparar:
Retiramos a porção que pretendemos utilizar do frigorifico e deixamos a temperatura ambiente durante alguns minutos, depois podem ser misturadas com couscous, com rebentos de brócolos, espinafres previamente cortados (miudinho), com papa para criação esta mistura deve ficar húmida e solta.
Também podemos adicionar a esta mistura alguns medicamentos. Neste caso devemos adicionar uma pitada de açúcar de modo a disfarçar o sabor amargo que alguns medicamentos têm.
Mesmo que não estejam de acordo comigo experimentem uma ou duas vezes, pois as aves se não estiverem habituadas a este tipo de alimentação são capazes de estranhar.
As sementes cozidas são uma grande ajuda para o desmame das crias.
Como os bicos ainda não estão treinados a descascar sementes mais resistentes esta são muito fáceis de descascar, fazendo assim com que as aves pequenas se habituem depois a descascar as sementes mais rijas. Também torna as sementes menos gordas o que alivia o fígado das aves.
Pode ser dado também quando temos aves gulosas que estejam viciadas em sementes pretas.
Eu tenho me dado bem com este método espero que alguns experimentem. Como a ornitologia não e nenhuma ciência exacta eu também aprendi com outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário