sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O CANÁRIO BRANCO

O canário branco subdivide-se em quatro espécies

Branco recessivo, Branco dominante, Albino e Albino dominante.
Brancos dominantes – Não é uma ave totalmente branca, apresenta uma incidência de lipocromo nas bordas das penas das asas, cauda e encontros.
Albinos dominantes – As mesmas características dos brancos dominantes, só que têm olhos vermelhos.
Albino – As mesmas características dos brancos recessivos, só que estas aves têm os olhos vermelhos.
Branco recessivo – Ave com uma brancura imaculada, normalmente é uma raça de canários que cria facilmente, logo que lhe sejam dadas as condições necessárias.
Escolha dos reprodutores – Em relação a esta característica, devemos ter o máximo cuidado em relação: plumagem, forma, brilho, cabeça, bico e olhos.
Plumagem – Evitar comprar aves com excesso de plumagem, devem comprar aves com uma plumagem bem aderente ao corpo .
Forma – Evitar comprar aves muito grandes, tentar comprar aves com uma boa forma no poleiro.
Brilho – Sabendo que o lipócromo é o item que corresponde a 55% da pontuação numa ficha de julgamento, temos de ter em conta este item. Logo quando adquirimos um canário branco, este convêm ser o mais branco possível.
Cabeça, bico e olhos - Evitar comprar uma ave que tenha a cabeça pequena e achatada, bico comprido, olhos mal centrados e pequenos.

Acasalamentos que eu mais aconselho:
Branco x Branco – Todos os descendentes são brancos. Os descendentes deste casal, cruzo-os no segundo ano com amarelo portador de branco.
Branco x Amarelo portador de branco – Descendentes amarelos portadores de branco e brancos recessivos .
Branco x Amarelo normal – Todos os descendentes são amarelos, alguns são portadores de branco.

Atenção – Nunca devemos cruzar duas aves com excesso de plumagem, pois os descendentes terão problemas de plumagem (aparecimento de quistos)

Preparação para as exposições
Todos os canários brancos (brancos recessivos, brancos dominantes, albinos e albinos dominantes), são aves que requerem cuidados especiais na sua preparação para os concursos. Pode ser um excelente pássaro, mas se não se apresentar totalmente limpo na altura do julgamento, nunca será um campeão. Estas aves necessitam de muito banho, para que a sua plumagem se apresente em óptimas condições na altura dos julgamentos. A sua preparação deve ser feita em gaiolas individuais, se possível com grades, e estas devem estar sempre bem limpas, tal como a gaiola. Caso não haja esse cuidado, é difícil manter o canário limpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário